OBJETIVO:
LER PARA BUSCAR INFORMAÇÃO/ E PRODUZIR UMA CRONOLOGIA
DE VIDA.
FRANS KRAJCBERG
FRANS KRAJCBERG NASCEU EM
KOZIENICE NA POLÔNIA NO ANO DE 1921. NA UNIVERSIDADE DE LENINGRADO ESTUDA ARTES
E ENGENHARIA, TORNA-SE OFICIAL DO EXERCITO POLONÊS DE 1941 A 1945 DURANTE A II
GUERRA MUNDIAL. APÓS A GUERRA INGRESSA NA ACADEMIA DE BELAS ARTES DE STUTTGART
NA ALEMANHA.
NO ANO DE 1948 IMIGRA PARA O BRASIL E FIXA-SE EM SÃO PAULO, PARTICIPANDO EM 1951 DA 1ª BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, EXPONDO DUAS PINTURAS. MUDOU-SE PARA O PARANÁ PARA TRABALHAR COMO ENGENHEIRO NUMA FÁBRICA DE PAPEL, MAS ACABOU SE DEDICANDO À PINTURA.
A VINDA PARA O BRASIL MODIFICA A CRIAÇÃO FIGURADA REPRESENTATIVA DA NATUREZA PINTADA POR KRAJCBERG, DEPOIS DE ENTRAR EM CONTATO DIRETO COM A NATUREZA BRASILEIRA NO INTERIOR DO PARANÁ (1952-1956) ACABA POR SE TORNAR EXPRESSIONISTA. MUDA-SE PARA O RIO DE
NO ANO DE 1948 IMIGRA PARA O BRASIL E FIXA-SE EM SÃO PAULO, PARTICIPANDO EM 1951 DA 1ª BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, EXPONDO DUAS PINTURAS. MUDOU-SE PARA O PARANÁ PARA TRABALHAR COMO ENGENHEIRO NUMA FÁBRICA DE PAPEL, MAS ACABOU SE DEDICANDO À PINTURA.
A VINDA PARA O BRASIL MODIFICA A CRIAÇÃO FIGURADA REPRESENTATIVA DA NATUREZA PINTADA POR KRAJCBERG, DEPOIS DE ENTRAR EM CONTATO DIRETO COM A NATUREZA BRASILEIRA NO INTERIOR DO PARANÁ (1952-1956) ACABA POR SE TORNAR EXPRESSIONISTA. MUDA-SE PARA O RIO DE
JANEIRO EM 1956 E EM 1957 NATURALIZA-SE BRASILEIRO. A PARTIR DE 1958
MUDA SIMULTANEAMENTE PARA O RIO, PARIS E IBIZA.
NA BIENAL DE SÃO PAULO EM 1957 CONQUISTOU O PREMIO DE MELHOR PINTOR NACIONAL. FOI PREMIADO TAMBÉM NO SALÃO DE ARTE MODERNA E NA BIENAL DE VENEZA DE 1964. DESENVOLVEU PARALELAMENTE PINTURA, ESCULTURA E FOTOGRAFIA.
REALIZA FOTOS DO DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA E PÚBLICA O LIVRO ‘ A CIDADE DE SÃO LUIZ DO MARANHÃO’ COM FOTOGRAFIAS DE ESTADÃO. EM 2000, SÃO LANÇADOS OS LIVROS ‘ FRANS KRAJCBERG-REVOLTA’ E ‘FRANS KRAJCBERG-NATURA’, AMBOS PELA EDITORA GB ARTE.
KRAJCBERG DIZ: “A MINHA PREOCUPAÇÃO É PENETRAR MAIS NA NATUREZA. HÁ ARTISTAS QUE SE APROXIMAM DA MÁQUINA; EU QUERO A NATUREZA, QUERO DOMINAR A NATUREZA. CRIAR COM A NATUREZA, ASSIM COMO OUTROS ESTÃO QUERENDO CRIAR COM A MECÂNICA. NÃO PROCURO A PAISAGEM, MAS O MATERIAL. NÃO COPIO A NATUREZA”.
FONTE: HTTP://WWW.PINTURABRASILEIRA.COM/ARTISTAS_BIO.ASP?COD=112&IN=1
NA BIENAL DE SÃO PAULO EM 1957 CONQUISTOU O PREMIO DE MELHOR PINTOR NACIONAL. FOI PREMIADO TAMBÉM NO SALÃO DE ARTE MODERNA E NA BIENAL DE VENEZA DE 1964. DESENVOLVEU PARALELAMENTE PINTURA, ESCULTURA E FOTOGRAFIA.
REALIZA FOTOS DO DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA E PÚBLICA O LIVRO ‘ A CIDADE DE SÃO LUIZ DO MARANHÃO’ COM FOTOGRAFIAS DE ESTADÃO. EM 2000, SÃO LANÇADOS OS LIVROS ‘ FRANS KRAJCBERG-REVOLTA’ E ‘FRANS KRAJCBERG-NATURA’, AMBOS PELA EDITORA GB ARTE.
KRAJCBERG DIZ: “A MINHA PREOCUPAÇÃO É PENETRAR MAIS NA NATUREZA. HÁ ARTISTAS QUE SE APROXIMAM DA MÁQUINA; EU QUERO A NATUREZA, QUERO DOMINAR A NATUREZA. CRIAR COM A NATUREZA, ASSIM COMO OUTROS ESTÃO QUERENDO CRIAR COM A MECÂNICA. NÃO PROCURO A PAISAGEM, MAS O MATERIAL. NÃO COPIO A NATUREZA”.
FONTE: HTTP://WWW.PINTURABRASILEIRA.COM/ARTISTAS_BIO.ASP?COD=112&IN=1
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBJETIVO:
LER PARA SE INFORMAR.
ENTREVISTA
FRANS KRAJCBERG: CONSAGROU-SE MUNDO AFORA AO
MODELAR ÁRVORES DERRUBADAS, TRONCOS E GALHOS APARENTEMENTE SEM VIDA QUE, UNIDOS
PELO OLHAR E A ENGENHARIA ARTÍSTICA DE UM MESTRE, RENASCEM EM ESCULTURAS
SINGULARES. NO FIM DE 2008, KRAJCBERG ENFIM VIU SE MATERIALIZAR SUA PRIMEIRA
GRANDE EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL EM SÃO PAULO – 65 ESCULTURAS E 40 FOTOS DE
QUEIMADAS, EXIBIDAS NO PAVILHÃO DA OCA, NO PARQUE DO IBIRAPUERA. “AINDA QUE
SEJA A MAIOR CIDADE DA AMÉRICA LATINA TAMBÉM DO PONTO DE VISTA CULTURAL, SÃO
PAULO É PROVINCIANA, FECHADA EM SI”, RECLAMA ELE, COM O INDISFARÇÁVEL HUMOR DE
QUEM OSTENTA CICATRIZES, SEJAM NA MEMÓRIA, SEJAM EM SEU TRABALHO.
DESGOSTOSO
COM OS RUMOS DO MUNDO ERIGIU PARA SI O
SÍTIO À BEIRA-MAR, LADEADO POR MANGUES E MATA ATLÂNTICA, EM NOVA VIÇOSA, SUL DA
BAHIA, ONDE VIVE HÁ 30 ANOS EM UMA CASA FEITA SOBRE UM TRONCO DE PEQUI, A 7
METROS DO CHÃO –, KRAJCBERG APROXIMA-SE DOS 90 ANOS QUERENDO, COMO COSTUMA
DIZER, “GRITAR CONTRA A DESTRUIÇÃO DA VIDA”.
COMO A ARTE PODE SERVIR À ECOLOGIA?
A ARTE, COMO A CONHECEMOS HOJE, É FEITA PARA
O MERCADO. NÃO SE FALA MAIS EM ESTILO, LINGUAGEM, MAS
APENAS EM VALOR. ENTÃO, PENSO QUE PRECISAMOS
ENXERGAR UMA NOVA REALIDADE. AS ARTES PLÁSTICAS NEM SEQUER ABRIRAM A PORTA PARA
O SÉCULO 21. PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, UMA PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE DO
PLANETA. ESSE É UM TEMA URGENTE DO SÉCULO 21, MAS ATÉ AGORA ESQUECIDO PELA
ARTE. A ÚNICA LINGUAGEM SINTONIZADA COM ELE É A FOTOGRAFIA, JUSTO ELA QUE, POR
DÉCADAS, FOI CONSIDERADA ARTE MENOR. É A FOTOGRAFIA QUE ESTÁ NOS APRESENTANDO A
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DA TERRA. É ALGO QUE O CINEMA, POR EXEMPLO, NÃO FEZ. NEM A
PINTURA. O FIM DO SÉCULO 20 FOI ESCANDALOSO. EM TERMOS DE DESTRUIÇÃO DO
AMBIENTE EM SI OU DA POSTURA OMISSA DA ARTE DIANTE DO TEMA? NO SÉCULO 20, A
ARTE NÃO ACOMPANHOU A BARBARIDADE PRATICADA PELO HOMEM CONTRA O HOMEM. APENAS
UM GRANDE ARTISTA, COM UMA GRANDE OBRA, RETRATOU A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
PICASSO, COM GUERNICA. SÓ. É ESCANDALOSO
NOTAR COMO O MERCADO DOMINOU E CONTEVE TODA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA.
DE QUE MANEIRA A ARTE PODE SERVIR À CONSERVAÇÃO AMBIENTAL OU A OUTROS TEMAS CONTEMPORÂNEOS? PARA ISSO, ELA DEVE NECESSARIAMENTE CHOCAR?
A ARTE NÃO PRECISA CHOCAR, E SIM ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DO HOMEM, DAS QUESTÕES QUE NOS CERCAM.
DE QUE MANEIRA A ARTE PODE SERVIR À CONSERVAÇÃO AMBIENTAL OU A OUTROS TEMAS CONTEMPORÂNEOS? PARA ISSO, ELA DEVE NECESSARIAMENTE CHOCAR?
A ARTE NÃO PRECISA CHOCAR, E SIM ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DO HOMEM, DAS QUESTÕES QUE NOS CERCAM.
MEU DESEJO, PORÉM, SEMPRE FOI FUGIR DO HOMEM.
EU NÃO SUPORTAVA MAIS VIVER DEPOIS DA GUERRA. FOI MUITO BRUTAL PARA MIM. FIQUEI
SOZINHO NO MUNDO. TODA A MINHA FAMÍLIA FOI MORTA. DEPOIS, VIAJANDO PELA
AMAZÔNIA NO ALTO RIO JURUENA, NO MATO GROSSO, OBSERVEI NUVENS DE URUBUS.
APROXIMEI-ME COM O BARCO, ENTREI NA FLORESTA, FECHEI OS OLHOS E FIZ UMA FOTO.
EU JAMAIS HAVIA VISTO CENA TÃO BÁRBARA: SEIS ÍNDIOS PENDURADOS NUMA ÁRVORE, COM
CENTENAS DE URUBUS AO REDOR. FIZ A FOTO COM OS OLHOS FECHADOS. ENTÃO, COM TUDO
ISSO QUE ACONTECEU DIANTE DE MIM, QUE TIPO DE ARTE ME RESTA FAZER? PINTAR
FLORES PARA SENHORAS? OU MOSTRAR ESSA BARBARIDADE, ESSA DESTRUIÇÃO, DE MODO A
ALERTAR SOBRE A SALVAÇÃO DE UMA FLORESTA, A AMAZÔNIA, DE QUE O PLANETA TANTO
PRECISA? ELA ESTÁ SENDO DESTRUÍDA COMO FIZERAM COM A MATA ATLÂNTICA.
O SENHOR FUGIU DA GUERRA E ACABOU ENVOLVIDO COM OS CRIMES AMBIENTAIS NO BRASIL. COMO COMPARA ESSAS DUAS SITUAÇÕES?
O SÉCULO 20 FOI O MAIS BÁRBARO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, E ESSA BRUTALIDADE CONTINUA.
O SENHOR FUGIU DA GUERRA E ACABOU ENVOLVIDO COM OS CRIMES AMBIENTAIS NO BRASIL. COMO COMPARA ESSAS DUAS SITUAÇÕES?
O SÉCULO 20 FOI O MAIS BÁRBARO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, E ESSA BRUTALIDADE CONTINUA.
FONTE:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBJETIVO:
LER PARA PRODUZIR ARTISTICAMENTE
ATIVIDADES
INSPIRADAS NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE FRANS KRAJCBERG
EXERCÍCIO DO OLHAR (DESENHO)
KRAJCBERG ADMIRA AS INÚMERAS FORMAS, DETALHES E CORES EXISTENTES NA NATUREZA. FOTOGRAFA SUAS OBSERVAÇÕES E A PARTIR DELAS CRIA PINTURAS E DESENHOS.
• CHEGUE PERTO DE UMA FOLHA, FLOR OU QUALQUER OBJETO DA NATUREZA
• OLHE ATENTAMENTE SUAS PARTES, CORES, TEXTURAS, CONTORNOS
• DESENHE O QUE VOCÊ ACHOU MAIS INTERESSANTE
• IMAGINE COMO VOCÊ VERIA SE ELA FOSSE MAIOR QUE VOCÊ
• FAÇA OUTRO DESENHO E COMPARE COM O PRIMEIRO
EXERCÍCIO DE IMPRESSÃO NATURAL
O ARTISTA PASSAVA TINTA NA SUPERFÍCIE DE CASCAS, FOLHAS E TRONCOS DE ÁRVORES E NELA ENCOSTAVA UMA FOLHA DE PAPEL JAPONÊS PARA IMPRIMIR AS LINHAS E FORMAS DESENHADAS PELA PRÓPRIA NATUREZA.
• ESCOLHA PEDAÇOS DE MADEIRA E FOLHAS DE FORMATOS E TEXTURAS DIFERENTES, NOS QUAIS VOCÊ POSSA ENCONTRAR LINHAS E FORMAS INTERESSANTES.
• PASSE TINTA GUACHE COM UM PINCEL OU COM SEUS DEDOS APENAS NAS ÁREAS QUE VOCÊ QUER QUE PAREÇAM EM SUA IMPRESSÃO.
• PEGUE UMA FOLHA DE PAPEL FINO E MALEÁVEL E COLOQUE-A SOBRE A SUPERFÍCIE ONDE VOCÊ PASSOU A TINTA.
• FAÇA UMA LEVE PRESSÃO COM AS
MÃOS SOBRE AFOLHA POR ALGUNS INSTANTES E RETIRE-AS PARA VER COMO FICOU SUA
EXPERIÊNCIA.
EXERCÍCIO DA ESCULTURA
KRAJCBERG FAZ ENORMES ESCULTURAS UTILIZANDO MATERIAIS NATURAIS RECOLHIDOS EM SUAS VIAGENS E CAMINHADAS. O ARTISTA SÓ USA PEDAÇOS OU PARTES DE ÁRVORES QUE SOFRERAM ALGUM PROCESSO DE DETERIORAÇÃO, ATINGIDOS POR ALGUM CRIME ECOLÓGICO, POR PARASITAS OU PELA AÇÃO DA PRÓPRIA NATUREZA.
• EM UMA CAMINHADA NA RUA, EM SEU QUINTAL OU PARQUE, RECOLHA APENAS O QUE ESTIVER ABANDONADO NO CHÃO: PEDAÇOS DE MADEIRA, FOLHAS, RAÍZES, OU SEMENTES.
• LIMPE-OS BEM E USE A CRIATIVIDADE PARA CONSTRUIR UM OBJETO QUE FIQUE DE PÉ.
• VOCÊ PODE USAR COLA, BARBANTE OU ARGILA PARA UNIR AS PARTES DE SUA ESCULTURA.
• QUANDO ESTIVER SATISFEITO COM O RESULTADO, PINTE-O COM TINTA GUACHE OU DEIXE-O ME SUA COR NATURAL.
OS EXERCÍCIOS FORAM RETIRADOS DO LIVRO CADERNO-ATELIÊ FRANS KRAJCBERG - A OBRA QUE NÃO QUEREMOS VER, DE RENATA SANT'ANA E VALQUÍRIA PRATES, EDITORA PAULINAS.
FONTE:
http://vidasimples.abril.com.br/subhomes/gente/gente_237044.shtml
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBJETIVO:
LER PARA PRODUZIR ARTISTICAMENTE
TINTAS
NATURAIS
|
|
HISTÓRIA DAS TINTAS
É MUITO DIFÍCIL ESTABELECER UMA DATA PARA O
SURGIMENTO DA TINTA. O HOMEM NÃO ESTAVA PROCURANDO CRIAR OU INVENTAR ALGO QUE
EMBELEZASSE OU PROTEGESSE SUA CASA QUANDO A TINTA SURGIU, MESMO PORQUE,
NAQUELA ÉPOCA, ELE AINDA MORAVA EM CAVERNAS. FOI GRAÇAS À INCESSANTE
NECESSIDADE DO HOMEM EXPRESSAR OS SEUS PENSAMENTOS, EMOÇÕES E A CULTURA DE
SEU POVO QUE ELA FOI DESCOBERTA. PRIMEIRAMENTE, AS TINTAS TIVERAM UM PAPEL
PURAMENTE ESTÉTICO. SOMENTE MAIS TARDE, QUANDO INTRODUZIDAS EM PAÍSES DO
NORTE DA AMÉRICA E DA EUROPA, ONDE AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS ERAM MAIS SEVERAS,
O ASPECTO "PROTEÇÃO" GANHARIA MAIOR IMPORTÂNCIA.
PRÉ HISTÓRIA: FUNÇÃO PURAMENTE DECORATIVA
OS POVOS PRÉ-HISTÓRICOS FABRICAVAM TINTAS
MOENDO MATERIAIS COLORIDOS COMO PLANTAS E ARGILA EM PÓ, E ADICIONANDO ÁGUA. A
TÉCNICA EMPREGADA ERA SIMPLES, POIS AS CORES ERAM PREPARADAS COM OS PRÓPRIOS
DEDOS E ALGUMAS VEZES PRENSADAS ENTRE PEDRAS. USAVAM-NA PARA A DECORAÇÃO DE
SUAS CAVERNAS E TUMBAS, E SOBRE SEUS CORPOS.
|
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBJETIVO:
LER PARA PRODUZIR ARTISTICAMENTE
TINTA DE LEGUMES E/OU VERDURAS
INGREDIENTES:
ÁGUA
PEDAÇOS DE BETERRABA OU COUVE
MODO DE PREPARO:
BATA NO LIQÜIDIFICADOR O LEGUME OU A VERDURA COM POUCA ÁGUA. NÃO É NECESSÁRIO COAR.
VARIAÇÕES:
PARA OBTER UMA MASSA MOLE, TIPO MELECA, ACRESCENTE FARINHA DE TRIGO E ÓLEO. PARA CONSEGUIR EFEITO AQUARELA, ACRESCENTE ÁGUA.
AINDA É POSSÍVEL ENGROSSAR A TINTA. COLOQUE TUDO EM UMA PANELA, ACRESCENTE AMIDO DE MILHO OU FARINHA DE TRIGO À MISTURA E COZINHE ATÉ FICAR COM APARÊNCIA DE MINGAU. PODERÁ SER USADA QUANDO ESTIVER FRIA OU MORNA.
ÁGUA
PEDAÇOS DE BETERRABA OU COUVE
MODO DE PREPARO:
BATA NO LIQÜIDIFICADOR O LEGUME OU A VERDURA COM POUCA ÁGUA. NÃO É NECESSÁRIO COAR.
VARIAÇÕES:
PARA OBTER UMA MASSA MOLE, TIPO MELECA, ACRESCENTE FARINHA DE TRIGO E ÓLEO. PARA CONSEGUIR EFEITO AQUARELA, ACRESCENTE ÁGUA.
AINDA É POSSÍVEL ENGROSSAR A TINTA. COLOQUE TUDO EM UMA PANELA, ACRESCENTE AMIDO DE MILHO OU FARINHA DE TRIGO À MISTURA E COZINHE ATÉ FICAR COM APARÊNCIA DE MINGAU. PODERÁ SER USADA QUANDO ESTIVER FRIA OU MORNA.
TINTA DE TERRA
INGREDIENTES:
ÁGUA
TERRA (PRETA, VERMELHA OU MARROM)
COLA BRANCA
MODO DE PREPARO:
EM UM RECIPIENTE, AMOLEÇA A TERRA COM POUCA ÁGUA E ACRESCENTE A COLA. A MASSA DEVE FICAR COM APARÊNCIA DE MINGAU MOLE.
VARIAÇÕES:
PONHA SERRAGEM OU PÓ DE SERRA PARA ADQUIRIR TEXTURA.
FONTE : http://revistaescola.abril.uol.com.br/ed_anteriores_especiais/educacao_infantil/tintas.doc
ÁGUA
TERRA (PRETA, VERMELHA OU MARROM)
COLA BRANCA
MODO DE PREPARO:
EM UM RECIPIENTE, AMOLEÇA A TERRA COM POUCA ÁGUA E ACRESCENTE A COLA. A MASSA DEVE FICAR COM APARÊNCIA DE MINGAU MOLE.
VARIAÇÕES:
PONHA SERRAGEM OU PÓ DE SERRA PARA ADQUIRIR TEXTURA.
FONTE : http://revistaescola.abril.uol.com.br/ed_anteriores_especiais/educacao_infantil/tintas.doc
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBJETIVO:
LER PARA SE INFORMAR.
JOGANDO O LIXO FORA
A COLETA DE LIXO DOMÉSTICO É VITAL À
SAÚDE DA COMUNIDADE.
OS COLETORES RECOLHEM-NO E JOGAM-NO NUM CAMINHÃO COMO ESSE.
OS COLETORES RECOLHEM-NO E JOGAM-NO NUM CAMINHÃO COMO ESSE.
OBSERVE O QUE VOCÊ JOGA FORA TODOS OS
DIAS. LATAS DE BEBIDAS, SAQUINHOS DE ADOÇANTE, RESTOS DE COMIDA, PAPÉIS E
GARRAFAS SÃO APENAS ALGUNS DOS ITENS QUE PODEMOS ENCONTRAR NUMA LATA DE LIXO
COMUM. VOCÊ PODE ACHAR QUE TUDO ISSO É REFUGO, MAS ELES SÃO APROVEITÁVEIS –
PAPEL, VIDRO, PLÁSTICO, METAL.
GRANDE PARTE DO CONTEÚDO DE UMA LATA
DE LIXO É FORMADA POR EMBALAGENS. O PAPELÃO, O PAPEL E OS RECIPIENTES PLÁSTICOS
QUE ENVOLVEM UM PRODUTO SÃO DESENHADOS PARA TORNÁ-LO MAIS ATRAENTE AO
COMPRADOR, MAS NÃO PASSAM DE PACOTES DESCARTÁVEIS. PAPEL E CARTÃO CONSTITUEM
DOIS TERÇOS DO LIXO DAS RESIDÊNCIAS.
MAS A EMBALAGEM NÃO É APENAS
DECORATIVA. ALGUMAS SÃO NECESSÁRIAS PARA CONSERVAR O ALIMENTO LIMPO E LIVRE DE
CONTAMINAÇÃO. ALÉM DISSO, MUITAS ESTÃO SENDO FEITAS COM PRODUTOS RECICLADOS.
POR EXEMPLO, O PAPELÃO É FEITO COM PAPEL RECICLADO.
OUTRO MÉTODO PARA A DESTINAÇÃO DO LIXO
É A INCINERAÇÃO OU QUEIMA, QUE GERA ENERGIA COMO SUBPRODUTO, MAS QUE PODE
POLUIR O AR.
Fonte: www.conhecimentosgerais.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBJETIVO:
LER PARA EXPLICAR A HISTÓRIA / GRIFAR PONTOS
IMPORTANTES.
ESCULTURA
ESCULTURA É UMA ARTE QUE REPRESENTA IMAGENS PLÁSTICAS EM RELEVO TOTAL OU PARCIAL. EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS DE TRABALHAR
OS MATERIAIS, COMO A CINZELAÇÃO, A FUNDIÇÃO, A MOLDAGEM OU A AGLOMERAÇÃO DE PARTÍCULAS PARA A CRIAÇÃO DE UM
OBJETO.
VÁRIOS MATERIAIS COMO A PIPETA SE PRESTAM A ESTA ARTE, UNS MAIS PERENES
COMO O BRONZE OU O MÁRMORE, OUTROS MAIS FÁCEIS DE TRABALHAR, COMO A ARGILA, A CERA OU A MADEIRA.
EMBORA POSSAM SER UTILIZADAS PARA REPRESENTAR QUALQUER COISA,
TRADICIONALMENTE O OBJETIVO MAIOR FOI SEMPRE REPRESENTAR O CORPO
HUMANO, OU A DIVINDADE
ANTROPOMÓRFICA. É CONSIDERADA A QUARTA DAS ARTES CLÁSSICAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante para nossa aprendizagem